- Área: 2951 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Andrés Valle Florsheim, Pablo Riquelme Adams
-
Fabricantes: Gretsch-Unitas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido ao terremoro chileno em maio de 2010, muitos edifícios acadêmicos e de apoio do campus principal da Universidade de Talca sofreram danos consideráveis. Muitos deles precisavam de restauração completa, muito reconstrução total. Essa situação rapidamente tornou-se uma oportunidade não apenas de reconstruir mas também de erguer uma nova Biblioteca Central para a Universidade. A nova Biblioteca se tornaria um edifício contemporâneo, uma manifestação do comprometimento da Universidade para eficiência energética e também um símbolo fundamental da vocação da Universidade de educar seus estudantes.
Essa nova estrutura serve muitas das funções no coração do campus. A Biblioteca Central competa o sistema de circuitos de pedestres no campus e funde com ambas as fachadas, interna e externa, dos edifícios da Universidade, assim como os espaços internos da prédio da Biblioteca em si. A arquitetura do edifício evoca solenidade de seu propósito na educação e o papel de uma biblioteca como local de encontro - já que uma bilbioteca é um lugar onde ambas ideias e pessoas podem interagir. Para alcançar isso, o projeto dá destaque ao grande hall, um refúgio onde as diferentes áreas da biblioteca se reúnem. Por último, este grande hall também funciona passivamente regulando energia através da temperatura e o fluxo de ar no edifício inteiro; pode-se dizer que funciona como o pulmão da biblioteca.
O projeto da fachada é uma série de pilares que se abrem ao exterior na orientação norte do edifício. A fachada regula a insolação direta no edifício e serve como imagem reconhecível, uma face do campus e da biblioteca. O ponto de acesso é um amplo espaço aberto, um alongamento do salão principal que fica paralelo aos espaços mais aconchegantes olhando para o oeste. No interior, os diferentes pavimentos estão empilhados uns sobre os outros, num dinamismo que acena para a modernidade com o seu privilégio de ângulos e formas geométricas.